A tradição do Stammtisch em Blumenau

Stammtisch

Blumenau é uma cidade no Sul do Brasil que tem muita herança alemã até os dias de hoje. Isso porque a cidade foi fundada por um imigrante alemão.

Essa herança pode ser vista nas ruas com arquitetura germânica, na gastronomia, nos nomes de monumentos e ruas, e em festas que visam manter as tradições alemãs na cidade.

Pensando nisso em 1998 nasceu o “Stammtisch” na cidade. E é sobre essa tradição que vamos falar em nosso artigo de hoje, confira!

stammtisch-festa

Em Blumenau Stammtisch é tradição!

Stammtisch é um evento que surgiu em 1998 e desde então acontece todos os anos mais ou menos no mês de Abril. O evento é único, e não tem registro de que nada parecido acontece em qualquer lugar do mundo.

Stammtisch significa “mesa cativa’’, nem sempre foi o nome original do evento, mas atualmente é o oficial. E o evento ao passar dos anos foi se tornando uma festa de rua, cada vez mais atraindo pessoas do Brasil inteiro para celebrar a cultura germânica.

Outras cidades do Sul também realizam o evento em diferentes datas. Em Blumenau a festa acontece no Parque Vila Germânica, mesmo local onde é realizada a famosa Oktoberfest mas a Stammtisch tem um diferencial. Isso porque grupos se reúnem para comer, beber, ouvir música, etc, como se fosse uma reunião de amigos ao ar livre.

Quem traz pratos, músicas e jogos da cultura germânica são os diversos grupos que participam da festa, e olha que são cerca de 300 grupos todos os anos, com cerca de 20 a 70 integrantes em cada.

Os grupos que participam são prestigiadas pelo público. Cada grupo faz sua barraca do modo que achar mais interessante, mas claro que a comida e a cerveja são o que mais atrai os visitantes. Além da cultura germânica a festa traz a mistura das referencias gaúchas com a alemã.

 

Origem da Stammtisch

Essa tradição Stammtisch existia em Blumenau desde a época da colonização, claro que de forma diferente, há registros históricos que as mulheres se reuniam para bordar e os homens ficavam jogando conversa fora em um ambiente bem de celebração de amizade. O intuito da festa foi justamente trazer algumas raízes alemãs esquecidas para a cidade.

A festa é fechada e cada componente do grupo paga uma taxa para poder participar do evento, é essencial que o grupo participe das reuniões antes do dia da festa. No ato da inscrição é necessário que o grupo especifique qual o alimento vai ser preparado. O grupo que não conseguir atingir todos os requisitos impostos pelos organizadores pode participar da festa, mas como visitante.

Stammtisch-Blumenau

Conseguir ter uma confraria não é fácil, podendo demorar até um ano para a aprovação total. Mas depois que aprovados é só alegria já que a semana é preenchida por diversas atividades de lazer, e no final ter um público grande prestigiando tudo que seu grupo levou para a festa é gratificante.

Quando a festa foi criada seu intuito não era ser anual, mas o sucesso foi tanto que não teve jeito, a festa tem despertado um sentimento único para cada descendente germânico, e os grupos levam bastante a sério essas tradições, o que torna a festa mais especial ainda.

A festa também contribui muito para o turismo da cidade, já que muitas pessoas têm curiosidade em saber mais sobre a Alemanha e desfrutar de perto pratos típicos com receitas caseiras de anos atrás e que ainda estão vivas passando por gerações.

Além disso a festa tem outro diferencial, pois além dos momentos de confraternização com a comida e de alegria com a música o espaço é usado para discussões comunitárias, tendo então um viés político no encontro, bem como acontecia antigamente.

 

Faça a sua Stammtisch

A festa faz tanto sucesso que milhares de fotos tiradas lá fazem qualquer um confundir em que país está. E aí já colocou esse evento na sua agenda? Para quem gosta de conhecer melhor sobre outras culturas, experimentar pratos e bebidas novas com certeza a festa vale muito!  A festa também é incrível para quem tem descendentes alemães resgatar um pouquinho de sua história.

E se você gostou de saber mais sobre a Stammtisch não deixe de continuar em nosso site e conferir outros artigos.

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *