Oktoberfest de Blumenau!

oktoberfest-blumenau-cerveja

Oktoberfest de Blumenau: Entenda tudo sobre um dos maiores festivais de cerveja do mundo

Já é conhecido o apreço dos alemães por uma boa cerveja. Mas não é preciso ir até a Alemanha para tomar parte desse gosto ou comparecer a um dos maiores festivais de cerveja do mundo.

A Oktoberfest de Blumenau atrai turistas de todo o Brasil, e até do mundo, por sua dimensão. Atualmente, a festa anual recebe mais de 100 mil visitas, entre moradores da cidade e pessoas de fora.

Comparada hoje com o festival de mesmo nome realizado em Munique, na Alemanha, a festa no Brasil ganha ares de outro país quando apresenta muito da influência germânica no estado catarinense.

Se você quer descobrir mais sobre a Oktoberfest de Blumenau e seu gigantesco festival de cerveja, continue lendo esse artigo!

O festival é uma das maiores festas alemãs do mundo

A Oktoberfest de Munique é um dos maiores festivais da Alemanha, e é realizado anualmente desde 1810. Não à toa, é um grande símbolo da cultura alemã, e chegou em Blumenau exatamente por esse motivo.

Fundada por imigrantes alemães em 1850, Blumenau se destaca por seu ar europeu encantador. A Oktoberfest de Blumenau, assim, nada mais é do que um retrato de toda a influência alemã na cidade, que perpassa desde a arquitetura das casas, até a culinária e outras questões culturais.

Mais do que apenas um espaço de socialização de cervejas artesanais e chopes dos mais variados, a Oktoberfest representa o elo mais vivo entre Blumenau e a Alemanha, marcado por todas as questões culturais.

Isso tudo ao ponto da festa ser considerada uma das maiores festas alemãs do mundo, perdendo apenas para aquelas realizadas em próprio terreno alemão, como a clássica Oktoberfest de Munique.

Oktoberfest de Blumenau – A tradição já tem mais de 30 anos

A Oktoberfest de Blumenau começou ainda na década de 80, e vigora até hoje. Similar ao festival original, realizado na Alemanha desde o século XIX, a festa reúne dezenas de chopes artesanais e atividades culturais das mais variadas.

A primeira vez que ele foi realizado na cidade, foi em 1984. Porém, já era comum que a população desse pequenos festivais semelhantes ao Oktoberfest, como uma forma de lembrar a tão tradicional festa alemã.

Ainda assim, foi apenas quando o festival chegou em Blumenau que ganhou a proporção que hoje tem. Atualmente, são 18 dias de festas, concentradas no Parque Vila Germânica, no Bairro da Velha, e mais de 700 mil visitas durante todo o evento.

Local de diversão para toda família

Apesar do sucesso do festival enquanto um lugar em que você pode encontrar as mais diversas cervejas artesanais, as atividades reunidas no Oktoberfest de Blumenau garantem diversão para todas as idades.

oktoberfest-blumenau-desfile

Com a apresentação de danças típicas alemãs e desfiles de carros alegóricos, figuras simbólicas tanto da cultura alemã como também da própria Oktoberfest marcam presença no evento e fazem a diversão da criançada.

Dentre as duas maiores atrações do evento, estão o concurso Rainha da Oktoberfest, com candidatas vestidas à caráter, e o Concurso Nacional de tomadores de chope em metro.

as Rainha da Oktoberfest blumenau

Ambas competições são um clássico do Oktoberfest de Blumenau, enquanto que o concurso Rainha da Oktoberfest reúne mulheres de todo o estado para conquistar os títulos de rainha e princesas do evento.

Acima de tudo, a Oktoberfest é um show de cultura

A Oktoberfest de Blumenau é onde você encontra o melhor dos chopes e também os principais pontos de encontro entre a cultura alemã e a brasileira.

Com uma culinária marcante, o evento festeja mais do que a cultura do bom chope, apresentando também as músicas tradicionais alemãs, os principais trajes e muitas figuras do país europeu.

Algumas apresentações de canto levam a música alemã para o evento, enquanto personagens de trajes típicos passeiam pelo local. O Vovô e a Vovó Chopão são os dois personagens símbolos do Oktoberfest de Blumenau.

Vovô e Vovó Chopão - Oktoberfest Blumenau

Um dos destaques é a Frida e o Fritz, dois personagens alemães que marcam presença no evento. Além disso, os desfiles temáticos apresentam grupos de danças típicas alemãs, junto às músicas tradicionais.

Os grupos de tiro desportivo, também conhecidos como Schützenvereine, que fazem apresentações há décadas no Oktoberfest de Munique, também são uma das principais atrações do evento em Blumenau.

Blumenau: a cidade acolhedora

Além de contar com toda a estrutura do Oktoberfest, os turistas também têm acesso aos melhores restaurantes, cervejarias e hóteis.

Conhecida como uma das melhores cidades do Brasil para se morar, Blumenau também possui outros diversos pontos turísticos para animar o passeio de quem visita o local.


E se você já está preparando suas malas para participar do Oktoberfest de Blumenau, deixe seu comentário, dicas e dúvidas nos comentários! Estamos prontos para responder suas principais questões sobre o assunto.

1 Comment

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *