Rua XV de Novembro – Ponto obrigatório para turistas em Blumenau

R. XV de Novembro

Blumenau é uma cidade no Sul do país que merece a sua visita. A cidade foi fundada por um imigrante alemão, e você vai perceber isso logo que chegar a cidade, pois a arquitetura germânica está super presente. Além disso cerveja e comida tipicamente alemã é o que não falta. A cidade também possui uma forte influência italiana por isso quem curte uma massa não vai se arrepender ao dar um pulinho pela cidade.

Mas não é só pelo turista comer e beber bem que Blumenau é recomendada, lá você vai poder visitar museus, entender um pouco mais da história e da influência da colonização na região, visitar parques, entender sobre a fabricação da cerveja entre outras coisas.

E um ponto turístico que você não pode perder de forma nenhuma é a Rua XV de Novembro que vai te fazer sentir na Europa sem sair do Brasil. Confira.

 

História da Rua XV de Novembro

Você com certeza já ouviu falar da famosa “Oktoberfest’’ né? Os desfiles da festa acontecem nessa rua, além disso a rua é palco de outros eventos como o aniversário da cidade e outro evento famoso denominado “Stammtisch’’. Conhecer a rua com tanta badalação pode te fazer não aproveitar todas as maravilhas que essa rua te traz, por isso aconselhamos que além de curtir as ruas nessas festas famosas e deliciosas que vão te dar um gostinho da cultura alemã, você também reserve um dia para caminhar e conhecer a rua quando não estiver acontecendo eventos.

R. XV de Novembro
R. XV de Novembro

A história dessa rua é antiga, ela foi fundada há anos atrás e tinha o nome de ‘’Wurststrabe’’ que em sua tradução significa ‘’rua da linguiça’’ nome no mínimo curioso, né? Essa rua começa perto do primeiro paco municipal de Blumenau e terminava na foz do Ribeirão da Velha. Todo esse eixo da rua marcou a cidade, e tornou – se o centro de Blumenau, todo o desenvolvimento da cidade aconteceu primeiro nessa rua para depois alcançar outros pontos da cidade, o que explica a importância dela até os dias de hoje.

Em 1890 o nome antigo em alemão foi mudado para o nome que conhecemos atualmente, anos depois a extensão da sua também foi modificada, contando assim com 1,5 km de rua e calçadas alargadas, obra que foi realizada na revitalização da rua nos anos 2000.

 

Rua XV de Novembro atualmente

Como citamos atualmente a rua possui 1,5 km de extensão, e é palco de diversos eventos importantes. Com tudo isso a rua se tornou um ponto turístico daquelas de parada obrigatória na cidade de Blumenau, isso porque a rua conta com uma arquitetura incrível, e diversos comércios para comprar as famosas “lembrancinhas’’ da cidade. Quem se apaixonar pela cultura alemã pode ir até mais longe e comprar os famosos trajes que são usados em eventos como a “Oktoberfest’’.


Consideramos que a rua é uma parada obrigatória pois ela vai te chamar atenção pelo significado histórico remetendo a uma grande cultura, aconselhamos que você caminhe pela rua toda, passeando devagar e curtindo tudo que a rua pode oferecer, são cerca de 30 minutos de caminha, que fazendo tranquilamente apreciando a paisagem você nem vai sentir. Claro que se for parando nas charmosas lojinhas a caminhada pode durar mais, mas não há problemas, reserve um tempo grande do seu roteiro turístico para curtir por aqui.

As construções da rua são historias e no estilo eixamel, que é uma técnica que consiste em paredes montadas com hastes de madeiras, e os espaços são preenchidos com pedras ou com tijolos. Quem gosta de arquitetura vai se apaixonar, e quem não entende muito do assunto também, pois só de olhar as construções a rua torna – se apaixonante.

Você também pode almoçar, jantar ou simplesmente comer um petisco durante a tarde nos diversos restaurantes que a rua possui, as opções de comida são muitas, mas todas elas pedem a famosa cerveja alemã!

Se você já visitou a Rua XV Novembro conte pra gente nos comentários o que achou, e se você ainda não visitou já demos motivos o suficiente para essa visita acontecer em breve, né?

Não deixe de continuar em nosso site e conferir outros artigos!

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *