Fundação cultural de Blumenau

FUNDAÇÃO CULTURAL BLUMENAU

A fundação cultural localizada na cidade de Blumenau, Santa Catarina, tem por objetivo incentivar e apoiar a cultura local, a produção e divulgação de eventos, e estimular a pesquisa da cultura e da arte. Foi fundado no ano de 1952, como o nome de Dr. Blumenau, em homenagem ao fundador da cidade de Blumenau.

Oficialmente o prédio foi construído no ano de 1875 e foi sede da prefeitura de Blumenau por quase 100 anos, hoje se encontra no centro da cidade, sendo uma das principais atrações turísticas da região. A construção possuiu grandes salas, e foi construído no estilo colonial da época por Alemães. A fundação ainda oferece oficinas de dança, música, e teatro, e tem como ponto de encontro exposições, festivais e outros encontros culturais da cidade.

Sob a responsabilidade da fundação cultural, está o museu da família colonial, que fica próximo á fundação. O museu possuiu um acervo de cerca de 6.200 peças, e é constituído por três casas que guardam os pertences dos primeiros colonizadores da região, como vestimentas, utensílios domésticos e acessórios.

O museu conta a história de Hermann Bruno Otto Blumenau, fundador da cidade, e de sua família que logo se estabeleceu na região, deixando enraizada a forte tradição alemã. O local é aberto ao público de terça a domingo, e o valor do ingresso é apenas R$ 5,00.

Museu de hábitos e costumes Blumenau

Outro local que se encontra sob a administração da fundação cultural, é museu de hábitos e costumes. O museu possui um rico acervo que mostra a arte de vestir- se, costurar, morar, e viver na região do vale Europeu em meados do século XIX.

O local expõe a cultura européia, como as vestimentas típicas da época, brinquedos, e outros utensílios que mostram como as pessoas viviam antigamente. Vale a pena fazer uma visita e descobrir a impressionante cultura que deu origem á região.

O museu teve início quando a Sra. Ellen Weege, doou para a fundação um acervo de mais de 5 mil itens que ela mesma vinha guardando de sua própria família e de outras pessoas. Assim, com a promessa que os itens seriam cuidados e catalogados, deu-se origem ao museu, onde é aberta a visitação ao público, de terça a domingo, sendo o ingresso apenas R$ 5,00.

O museu de arte de Blumenau é também uma parte importante da fundação cultural. Lá são recebidas anualmente diversas exposições artísticas, e conta com um acervo de cerca de 400 obras, de nomes como Pita Camargo, Clóvis Jr., e Franz Becker.

Nesse ano, o museu iniciou o terceiro lote de restauração de obras de arte, e todas elas estarão disponíveis para visitação. A entrada é gratuita e o local pode ser visitado de terça a domingo.

Vinculada a fundação cultural de Blumenau, se encontra o centro cultural da vila Itoupava. Localizada a uma distância de 22 km do centro de Blumenau, o centro cultural era antigamente a famosa cervejaria Feldmann, que teve suas origens no final do século XIX. Foi criada por Heinrich Feldmann Sênior no de 1898, a cervejaria era de fundo de quintal, mas, mesmo assim, se tornou uma das mais importantes da região, contribuindo para o crescimento financeiro da região.

Como a concorrência crescia muito, a pressão para aumentar a produção e consequentemente para aquisição de máquinas e de investimentos, fez com que Heinrich Feldmann, não conseguisse acompanhar o crescimento, fechando as portas em 1978. No ano de 2004, em parceria com a fundação cultural de Blumenau, o local foi restaurado e reaberto, e hoje é utilizado para educação ambiental e patrimonial, e também abriga vários eventos anuais, como o circuito oktoberfest.

Jardim botânico Edith Gaertner

Anexo ao museu da família colonial está o horto botânico Edith Gaertner, o local leva o nome da sobrinha neta de Hermann Blumenau. Edith era uma atriz formada pela academia de Berlim, e era muito conhecida por suas atuações em toda a Europa.

O jardim botânico foi criado em sua homenagem, pois, gostava muito de gatos e sempre os acolhia em sua casa. Quando eles morriam, ela fazia um ritual de enterro, de acordo com a história, foram mais de 50 gatos enterrados, mas apenas 9 lápides ainda permanecem em Blumenau. Antes de sua morte, Edith doou a casa e o seu jardim para a prefeitura da cidade, e no ano de 1967, foi criado a museu e o jardim botânico.

Esse local ainda ficou conhecido com museu de gatos, devido à história, uma tanto impressionante. Além disso, o Dr. Blumenau, que era químico farmacêutico, plantou várias espécies no século 19 que ainda resistem ao tempo, sendo uma delas a famosa ginkgo biloba.

Cine arte Blumenau

Dentro da fundação cultural, se encontra também o cine arte, um projeto que funciona á 10 anos e toda segunda-feira, às 19h 30, exibe um filme diferente. Os filmes geralmente são clássicos que marcaram época, como a dama das camélias. O cinema é aberto ao público, e a entrada é gratuita.

Memória digital

Também dentro da fundação, há uma exposição permanente que se chama memória digital, e conta com várias fotos antigas da história da cidade. Histórias como a primeira escola para mulheres, e os 163 anos da cidade que mostram as profundas transformações desde o seu começo até hoje.

Biblioteca Dr. Fritz Müller

Há também a biblioteca Dr. Fritz Müller, que conta com um acervo de 65 mil obras de todos os estilos (romance, ficção, poesia, infantil, e entre outros). Qualquer pessoa pode pegar um livro emprestado, considerando as regas de empréstimo. Além disso, a biblioteca ainda fornece oficinas de apoio a leitura, e promoção da literatura. Algumas de suas atividades são, a hora da leitura, biblioteca ambulante, palestras, exposições, visitas orientadas, saraus literários e auxílio a pesquisas.

Dentre todos esses locais patrocinados pela fundação cultural de Blumenau, ainda há muitos outros que são preservam a cultura e história da região. Todos os anos são montados oficinas gratuitas, com o objetivo de promover o encontro da cultura com a comunidade. A história da região é muito interessante, e divertida. Por isso, ao visitar a cidade, não deixe de participar de seus inúmeros eventos anuais.

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *